Como um filhote de westie deve ser?

Aqui explicarei os detalhes de aparência, comportamento e diferenças entre os filhotes de westie.

  Alguns proprietários ao receberem seus filhotes, muitas vezes têm dúvidas comuns quanto a aparência, desenvolvimento e comportamento deles.  Tudo varia de acordo com o exemplar. A evolução de um filhote para o outro tem diferença de tempo  e manejo.

Aparência:

Tenha sempre em mente que seu cão não será perfeito. Então se você está mais preocupado com a aparência e é perfeccionista, não nos procure, pois não existe cães perfeitos e não fabricamos cães. Apesar de termos as melhores linhas de sangue, eles são seres vivos e nenhum canil pode lhe prometer perfeição.

Orelhas:

 As orelhas do filhote de westie é caida, ou seja , fica baixa entre o 1º ao 4º mês. Isso varia de acordo com o indivíduo. Muitos no 1º mês as orelhas já sobem, outros no 2º, 3º ou 4º. Geralmente tosamos a pelagem detrás das orelhas para diminuir o peso e propiciar a subida das mesmas. Se ao 3 mês par o 4º mês não subiu ainda, aconselhamos colocação de talas com fita crepe. Em 90% dos casos elas sobem por elas mesmas, mas pode acontecer de não subir e ficar uma delas caída. Se tratando de um ser vivo que não é fabricado, você corre o risco e deverá aceitar algumas questões quanto a aparência.

Pigmentação:

A pigmentação é outro fator variável. O mais importante é a trufa e  em torno dos olhos. Como nas orelhas a pigmentação varia de acordo com o filhote e seu organismo. Muitos filhotes nascem já com o nariz preto, outros nascem rosados e vão pigmentando com o tempo. Os coxins são os que mais demoram para pigmentar e não é um "bicho de sete cabeças " se algum deles ficar rosado. Assim como as unhas, algumas ficam brancas ou meio termo. Em 98% dos westies possuem algumas unhas brancas. Isso não é depreciação e nem é considerado fora do padrão, uma vez que o padrão diz que são desejáveis unhas pretas e não uma obrigação de te-las.

A pele geralmente vai ficando acinzentada por dentro das orelhas e barriga. Se você colocar seu westire pra tomar sol, vai ter um processo mais aceleradodo na pigmentação e ficará mais escura.

 

Pelagem:

A pelagem do filhote também pode variar conforme o individuo. Ela pode já apresentar um pêlo duro, misto(macio com pêlos duroa)e somente macio. Existe uma linhagem que alguns filhotes possuem um pêlo mais macio, lanoso e provavelmente sempre será assim. Outros possuem o pêlo misto e evolui para o duro com o passar do tempo. Muitos proprietários gostam dos de pêlo mais macio, apesar do padrão pedir o pêlo duro. Eu sou da seguinte opinião: Se alguns nascem com  o pêlo macio, apesar do padrão pedir pêlo duro, eles são cães como os outros e merecem a mesma atenção e tratamento, apesar de eu manter em meu plantel somente cães de pêlo duro e não colocando cães de pêlo macio para reprodução. . Agora vai do que o futuro proprietário procura. Um cão perfeito ( que não existe) para se aparecer, ou um cão saudável e amoroso para viver junto...

Se preocupe mais com a estrutura do cão. As vezes  você olhando um filhote mais peludo e outro não tão peludo, com certeza escolherá o mais peludo , pois aparentará mais bonito. Mas pode ser que o menos peludo na ocasião tenha uma estrutura muito melhor onde ficará mais belo no futuro qdo o pêlo ficar cheio, Filhotes de pêlo mais duro não são tão peludos no inicio, mas ficam muito mais belos qdo crescem.

 

Aos 4 meses mais ou menos ele poderá ficar com uma aparência meio desengonçada. Isso porque as orelhas crescem antes do crânio, a cauda antes do tronco engrossar. Não se assute, logo o crânio cresce, o dordo se alarga evai se harmonisando. Como nós seres humanos, os cães também são seres vivos.

Detalhes sempre haverá, não existe perfeição. Cães não são fabricados, são seres vivos. Mesmo os maiores campeões possuem variações e detalhes que as vezes podem ser mais acentuados do que seu westie que nunca foi em uma competição de beleza.

 

Secreção meio amarelada no pipi ou na vulva do(a) filhote.

As vezes pode se notar uma secreção meio amarelo clara na ponta do pintinho ou da vulva do filhote. Isso geralmente é comum, pois são colônias de bactérias inócuas, sendo que frequentemente seus orgão estão em contato com o chão. Não pode ser secreção escura e nem com sangue( caso isso aconteça, procure um veterinário).

Caso você queira limpar a secreção, compre na farmácia um detergente a base de clorexidina e lave o orgão genital do seu filhote a cada 2 dias. Não exagere na lavagem, pois o filhote tem que criar anticorpos.

 

Comportamento

O filhote de westie é explorador, curioso e independente. Não gosta de muito colo. Gosta da companhia do seu domo, mas sem muitos grudes. Quando chega na nova casa, pode estranhar, ou não. Pode chorar a noite, ou não...

Geralmente pode se estranhar que ele come desesperadamente no início. Isso porque ele comia com seus irmão e costumava disputar comida. Isso não é sinal de fome. Dê a quantidade certa de ração.

O filhote irá carregar chinelos, sapatos e puxar tapetes. Você deverá educa-lo e com o tempo ele entra na linha.

O xixi e coco no jornal deve ser insistido, pois como ele mudará de ambiente, irá com certeza errar o local, mas logo se acostuma a fazer no local certo. Os filhotes fazem xixi e coco várias vezes por dia até seu sistema digestivo e sua bexiga se desenvolverem. Alguns até ficam preocupados, mas eles bebem muita água e fazem muito xixi.

Por favor , não me reclamem de limpar xixi e coco de filhote, ou não tenha um.

Por isso eu digo: Curta seu filhote. Ele tem muito mais a lhe dar em amor do que na aparência.

Para os perfeccionistas, serei franco como sempre fui: Se olhe antes no espelho.

 

Estou disposto para qualquer dúvida.

Abraços

                                                                                               Marcos

 

 


Canil Albireo Lyrae´s - West Highland White Terrier

Fone: (15) 3249-2113 ( Canil ) Cel: (11) 99942-5128 Email: marcos@albireo.com.br
Local: Ibiúna a 40km de São Paulo
WEBMAIL


Criação Site Para Canil