Problemas causados por ingestão e picadas de insetos

Cuidado! Alguns insetos são prejudiciais ao seu cão

 Problemas causados por ingestão e picadas de insetos

Muito curiosos, cães e gatos resgatam seu instinto caçador ao se alimentarem de insetos.

Seja por curiosidade, instinto animal ou hábito alimentar, é cada vez mais comum relatos de animais que adoram comer insetos.

Será que é um problema? Como proceder? Veja as respostas neste artigo!

 Esse mau hábito alimentar pode levar a sérios riscos de saúde o seu pet. Ao ingerir um inseto, algumas bactérias também são ingeridas. Além de causar infecções graves, elas podem levar até a morte.

Mas, independente do motivo da ingestão dos insetos, é necessário fornecer uma alimentação adequada para cães e gatos para manter o animal saudável e com uma alta qualidade de vida.

O hábito de comer insetos traz à tona o instinto que você acreditava que seu cão ou gato havia perdido. Por serem muito curiosos e caçadores natos, caçam insetos para se alimentar e também para brincar. Neste caso, os insetos pode acabar mortos, mas não são ingeridos.

 

Cães e gatos usam estratégias de caça diferentes

Em ambos os casos, entretanto, remete ao instinto natural deles

Os cães, diferentemente dos gatos, caçam em matilha e, por viver em sua maioria sem contato em tempo integral com uma grande quantidade de cães, tendem a caçar menos insetos.

A maioria dos cãezinhos se interessa por insetos que voam, principalmente quando são filhotes e ainda estão na fase inicial da vida, descobrindo tudo o que está ao seu entorno.

Os gatos são caçadores solitários e tendem a fazer inúmeras pequenas refeições por dia. Além de possuir um paladar mais seletivo, o gato pode adquirir fixação por certos alimentos.

A fixação ocorre principalmente se o gato não experimentar diversos sabores durante a fase de introdução de alimentos sólidos. Por isso é mais comum encontrar gatos que caçam e comem insetos várias vezes por dia do que cães.

 

Quais os perigos da ingestão de insetos?

A introdução dos insetos na alimentação pode trazer diversos danos à saúde dos pets

Ao ingerir insetos, os cães e gatos também estão ingerindo muitas bactérias, vírus e alguns vermes. E, consequentemente, acabam se contaminando e desenvolvendo infecções bacterianas e virais. 

As infecções oriundas da ingestão de insetos atingem principalmente o trato gastrointestinal e o trato urinário. A demora ao tratar os sinais clínicos apresentados aumenta a gravidade do estado de saúde do pet e pode até mesmo levar à morte.

Entre os sinais clínicos mais comuns ocasionados por infecções bacterianas, virais e infestações por vermes estão:

  • vômito;
  • diarréia;
  • intoxicação;
  • falta de apetite;
  • prostração;
  • dor abdominal.

Quando não são tratados a tempo, os sinais clínicos evoluem. Ocorre o aparecimento de perda de sangue nas fezes e no vômito, convulções e a ausência total de vontade de se alimentar.

Em quadros mais avançados, é necessário internar o cachorro ou gato para conseguir salvar a vida de seu pet.

 

Aranhas, escorpiões e abelhas são ainda mais perigosos

Há ainda aqueles cães e gatinhos mais ousados na hora de se alimentar. Alguns desses pets têm um paladar peculiar e resolvem se alimentar de aranhas, escorpiões e abelhas. Neste momento, o pet encontra um grande perigo.

Esses animais ingeridos possuem veneno. Ao picarem ou morderem um pet, injetam este veneno que irá cair na corrente sanguínea e causará uma intoxicação ou uma reação alérgica. Se não ocorrer o socorro a tempo, o quadro clínico irá evoluir, causando parada cardiorrespiratória e poderá levar à morte.

Casos como esses são uma emergência. Leve seu pet imediatamente  a um médico veterinário. Seu pet está correndo risco de morte.

As áreas mais afetadas pela picada de animais venenosos são o céu da boca, a língua, a região do focinho e cabeça e as patas. Nas áreas afetadas, os sinais clínicos ficam muito evidentes pouco tempo após o incidente.

Entre os sinais clínicos os mais observados neste tipo de picada, estão:

  • inchaço do local;
  • cermelhidão;
  • aumento da temperatura da região afetada;
  • dor;
  • dificuldade de se alimentar;
  • febre.

Ao observar esses sinais em seu pet, observe se não há próximo a ele nenhum inseto morto ou até mesmo se no local não há nenhum indício de alguma picada. E dirija-se o mais rápido possível à clínica veterinária mais próxima.

Se seu cão ou gato for picado por um animal venenoso, será preciso medicá-lo para cortar o efeito do veneno, além de realizar a higiene do local da picada. O veterinário irá avaliar o caso e escolherá a melhor medicação para salvar a vida de seu pet.

Evitar acidentes como esses é bem fácil. Se esses animais são frequentes na sua região, comece colocando telas nas janelas e portas, assim aumentará a dificuldade para eles entrarem em sua casa.

Outro ponto principal é a educação de seu pet. Ensine seu cão e seu gatinho a não pegar insetos, mostre a eles que esta ação é proibida.

 

                                             Artigo revisado pela médica veterinária Carolina Ramos  (CRMV-RJ 10.344)

 

 


Canil Albireo Lyrae´s - West Highland White Terrier

Fone: (15) 3249-2113 ( Canil ) Cel: (11) 99942-5128 Email: marcos@albireo.com.br
Local: Ibiúna a 40km de São Paulo
WEBMAIL


Criação Site Para Canil