Alergias

Seguem alguns esclarecimentos a respeito de alergias que podem acometer todos os cães como todos seres vivos.

Alergias

Muitos me perguntam se o westies possuem muitas alergias. Qualquer raça está propensa a alergias de pele, nos wesites acontece a mesma coisa. Como são brancos, muitos proprietários desejam que fiquem brancos impecáveis sem nenhuma manchinha e dai começa o problema. Cães não são bonecos que podem ficar dando banhos muito frequentemente e passando diversos produtos para clarear o pelo. O cão possui uma camada protetora gordurosa por cima da pele para sua proteção e o excesso de banho e produtos adstringentes destroem essa camada protetora e os deixam suscetíveis e propensos a alergias.

Muitos me perguntam: Como faço para a pata e a barba do westie não ficar amarelada?

Eu respondo: Não faça. Sempre irá ficar amarelada, pois é impossível um cão vivo com saliva na boca e não amarelar o pelo da barba e o contato das patas no chão também não amarelar. As vezes pode dar um banho com shampoo branqueador e quando vão para exposições também é descolorido com produtos apropriados, mas nunca fazer isso frequentemente.

As causas da alergia nos seres humanos e animais são muito semelhantes, mas a manifestação dos sintomas da alergia são bastante diferentes. Enquanto que nas pessoas, os sintomas mais comuns das alergias são de natureza respiratória ou nasal, tais como bronquites e rinites acompanhadas ou não de coriza. Nos animais e principalmente nos cães, a principal característica da alergia são problemas relacionados com a pele. O animal alérgico se coça sem parar e, na maioria dos casos, esta coceira leva ao aparecimento de inúmeras outras doenças de pele que tornam tanto o diagnóstico quanto o tratamento uma tarefa bastante difícil e demorada.

De uma maneira geral, o animal começa a manifestar os primeiros sintomas da doença alérgica a partir de um ano de idade, podendo, em alguns casos especiais, se manifestar com idades de 4 ou 6 meses. Qualquer animal de qualquer raça pode desenvolver a doença alérgica de pele, mas em algumas raças as alergias aparecem com mais frequência, principalmente devido a fatores de ordem genética. Dentre as raças mais predispostas podemos citar: o Cocker Spaniel, Rotweiller, Akita, Retriever do Labrador, Golden Retriever, Poodle, West Highland, dentre outras.

O sintoma mais característico do início da doença é o animal lambendo ou mascando as patas e roçando o corpo contra móveis, paredes ou debaixo da cama. Com a evolução do processo e dependendo da gravidade dos sintomas ou da ocorrência de outras doenças de pele, estes animais começam a coçar o corpo todo, podendo levar ao aparecimento de feridas localizadas ou espalhadas pelo corpo. Estas feridas quase sempre se contaminam com as próprias bactérias existentes nas patas e na pele do animal, fazendo com que o processo se espalhe pelo corpo todo.

O QUE CAUSAM AS ALERGIAS ?  

As alergias resultam de um sistema imunológico que, em um certo sentido, está atuando de maneira excessiva quando encontra com uma substância que para a maioria dos animais ou pessoas não constitui um problema. Estas substâncias (e são milhares delas) tem a denominação científica de alérgenos. Como exemplo, podemos citar um animal que entra em contato com uma substância tão inofensiva quanto pólen de flores. Este simples contato em um animal alérgico, vai iniciar uma reação em cadeia que envolve várias partes do sistema imunológico, levando o animal a se coçar sem parar.

De alimentos a pulgas, passando por pólen de flores ou árvores, grama, tecidos, carpetes, mofo e bolores, pó caseiro, fumaça de tabaco e inúmeras outras substâncias, estes animais podem se tornar alérgicos a absolutamente qualquer coisa, chegando em muitos casos a levar os animais e proprietários a uma situação desesperadora. Somente quem tem ou já teve um animal nesta situação, pode avaliar a veracidade do que estou falando.

As doenças alérgicas podem ser confundidas com outras doenças, como a dermatite seborreica (caspa), piodermites que são infecções na pele causadas por bactérias, sarna sarcóptica ou demodécica, também conhecida como sarna negra e muitas vezes estas doenças podem aparecer associadas com a alergia propriamente dita.

QUANDO OS PROPRIETÁRIOS DEVEM COMEÇAR A DESCONFIAR QUE SEU ANIMAL É ALÉRGICO ?

Basicamente, o animal alérgico se coça sem motivo aparente. Este fato vai depender de inúmeros fatores e está diretamente relacionado às substâncias às quais o animal é sensível. Por ex.: Se o animal é alérgico a pólen de árvores ou flores, os sintomas vão se tornar mais visíveis na primavera. Se as causas da alergia estiverem dentro de casa, tais como: poeira, ácaros, tecidos ou alimentos, provavelmente estes sintomas se manifestarão durante todo o ano.

COMO SE DIAGNOSTICAM AS DOENÇAS ALÉRGICAS

Até muito pouco tempo atrás, diagnosticar com precisão as causas da alergia era uma tarefa muito difícil que envolvia muito trabalho e perseverança por parte dos Médicos Veterinários. E mesmo com todo este trabalho, na maioria das vezes não se conseguia chegar a um diagnóstico preciso.

A aproximadamente 9 anos, foi desenvolvido primeiramente nos Estados Unidos e depois em vários outros países, um teste bastante sensível que consegue diagnosticar as causas da alergia através de um exame de sangue. Este teste é muito sofisticado porque consegue detectar uma proteína chamada IgE, presente em minúsculas quantidades no sangue e que pode estar aumentada nos animais que sofrem de doenças alérgicas. Por exemplo: se um animal é alérgico a pulgas, ele vai ter esta proteína chamada IgE contra pulgas, presente em um nível aumentado no sangue. O mesmo ocorre se o animal é alérgico a várias outras substâncias. Sendo assim, a aplicação deste teste vem revolucionando o diagnóstico da alergia, em todos os países onde ele vem sendo aplicado, auxiliando em muito o trabalho dos Médicos Veterinários que se dedicam a esta especialidade.

E QUAIS SÃO OS TRATAMENTOS DISPONÍVEIS PARA CURAR A ALERGIA?  

O melhor tratamento para as doenças alérgicas é simplesmente evitar as causas da alergia. Na maioria dos casos, retirar do ambiente todas as possíveis causas da alergia se torna uma tarefa praticamente impossível. Os medicamentos a base de corticóides são largamente utilizados para diminuir a inflamação e consequentemente aliviar a coceira. O uso prolongado destas substâncias, principalmente aquelas aplicadas por via injetável, pode causar sérios problemas colaterais tanto a médio como a longo prazo. Uma ótima alternativa que vem sendo cada vez mais utilizada para controlar estes sintomas, são as vacinas preparadas individualmente de acordo com os resultados dos testes para o diagnóstico da alergia. A este método de tratamento damos o nome de HIPOSENSIBILIZAÇÃO ou IMUNOTERAPIA e consiste na aplicação de extratos altamente purificados das substâncias às quais o animal é sensível, durante um tempo bastante prolongado que pode variar de 9 meses a 3 anos. O tratamento injetável é aplicado em concentrações progressivas, aumentando o nível de tolerância do animal às substâncias que causam os processos alérgicos, diminuindo os sintomas progressivamente e fazendo com que o animal viva mais confortavelmente no seu ambiente, isto sem causar nenhum dos efeitos colaterais da utilização prolongada dos corticóides. A melhora no estado clínico é observada, na maioria dos casos, após 3 a 5 meses do início do tratamento, em que nesta fase, as injeções são aplicadas somente uma vez ao mês. Os efeitos colaterais são extremamente raros e, caso alguma reação venha a ocorrer, é temporária e não apresenta nenhum risco de vida ao animal.

Nunca podemos esquecer que as doenças alérgicas na maioria das vezes estão associadas à várias outras doenças de pele, e o tratamento destas outras enfermidades são fundamentais para o sucesso da imunoterapia.

 

Seguem algumas perguntas frequentes:

 

O QUE É ALERGIA?

Alergia é uma doença em que o sistema imunológico reage anormalmente à substâncias comuns, tais como: Pólen, fungos, bolores, ácaros, pó, certos alimentos e substâncias químicas. Todas as reações alérgicas são desagradáveis, algumas muito sérias e poucas são fatais. As substâncias que causam as alergias são chamadas de alérgenos. Uma reação alérgica pode ser causada através da inalação ou da ingestão de alérgenos, ou pode ser resultado de um contato direto com a substância ao qual o animal é sensível.

QUAIS SÃO OS SINAIS DAS ALERGIAS?

O sinal mais comum das alergias em animais de estimação, é a coceira constante, irritação na face e lambedura ou mordedura das patas e em várias partes do corpo. Os locais mais comuns dos sinais da alergia são: flanco, patas, face, ao redor dos olhos, boca, orelhas e áreas próximas a base da cauda. Em cães, as alergias são freqüentemente a causa primária de problemas de pele persistentes, embora seja importante notar que nem toda a coceira é devido a alergia. As doenças da tireóide, infecções de pele, pulgas e micoses podem causar sintomas semelhantes.

QUANDO OCORREM AS CRISES DE ALERGIAS?

Os sintomas das alergias vão ocorrer sempre que o animal é exposto a uma concentração elevada de alérgenos aos quais ele é sensível. Os alérgenos mais comuns, tais como: pó caseiro, ácaros de pó, fungos e leveduras, vão produzir sinais de alergia durante todo o ano, enquanto que alergias a plantas que polinizam durante a primavera ou verão, irão ocasionar sintomas de alergia somente durante estas épocas do ano. Alergia a alimentos podem ocorrer a qualquer época do ano. Para se conseguir um bom diagnóstico das doenças alérgicas, é necessário uma combinação de fatores tais como: Histórico clínico, exame clínico, teste alérgico e diagnóstico apropriado das doenças de pele secundárias que quase sempre estão associadas às alergias.

AS ALERGIAS PODEM SER PREVENIDAS?

Desde que a grande maioria das doenças alérgicas é herdada, não existe nenhuma maneira de preveni-las. Existe um consenso que as alergias podem ser controladas, mas não prevenidas. O melhor controle é conseguido evitando-se o contado do animal com os alérgenos a que ele é sensível. Por exemplo: Se seu cão é alérgico a pulgas, é importante controlar infestações de pulgas. Alguns alérgenos tais como fungos, bolores, pó, ácaros e pólen são muito difíceis de se evitar. Sendo assim, é importante encontrar formas alternativas de tratamento para controlar as alergias.

COMO POSSO DIAGNOSTICAR AS CAUSAS DAS ALERGIAS NO MEU ANIMAL?

Após um exame clínico completo, seu Médico Veterinário irá coletar uma pequena amostra de sangue de seu animal e irá encaminhar ao Laboratório. A amostra de sangue será submetida a uma bateria de mais de 80 testes diferentes, verificando-se a sensibilidade para inúmeros agentes causadores das alérgicas, tais como: Pólen de árvores, plantas, gramas, ervas, arbustos, pó caseiro, fungos, bolores e alimentos. Este número de alérgenos testados corresponde a aproximadamente 90 % das substâncias mais importantes existentes no meio ambiente, que podem ser causadoras das alergias. Toda esta bateria de testes é realizada com alérgenos encontrados no Brasil.

COMO AS ALERGIAS SÃO TRATADAS?

Existem várias maneiras diferentes ou combinações de tratamentos para controlar os sintomas clínicos das alergias. Medicamentos a base de corticosteróides de curta ação são geralmente utilizados durante um pequeno período de tempo para aliviar os sintomas da alergia. Estes mesmos medicamentos quando utilizados por um tempo prolongado, podem causar sérios efeitos colaterais para a saúde de seu animal, diminuindo a qualidade e a duração da própria vida. Corticosteróides de longa ação(depósito) não devem ser utilizados. Nos animais com sinais severos de alergias, ou quando os sinais clínicos persistem durante todo o ano, tratamentos específicos das alergias tais como a Imunoterapia (injeções de alérgenos), devem ser utilizados. Seu Médico Veterinário irá discutir com você, as várias alternativas de tratamento baseado nas necessidades de seu animal.

QUAL A PROBABILIDADE DE SUCESSO NESTE TRATAMENTO?

O sucesso deste tratamento depende de diversos fatores incluindo o estado geral de saúde de seu animal, as causas e a severidade dos sintomas da alergia e a própria resposta do paciente aos tratamentos preconizados. As etapas para o sucesso no tratamento das alergias são:

1. Identificação dos alérgenos aos quais seu animal é sensível através dos testes alérgicos, seguidos pelo tratamento por Imunoterapia.
2. Tentar reduzir ao máximo a concentração dos alérgenos no ambiente através da limpeza constante.
3. Dar a medicação recomendada por seu Médico Veterinário para controlar os sintomas clínicos.
4. Acompanhamento freqüente por parte do Médico Veterinário responsável pelo caso clínico.
A combinação destas terapias irá resultar no sucesso no tratamento e controle das alergias na grande maioria dos pacientes.

ALGUMAS SUGESTÕES DE CONTROLE AMBIENTAL

PÓ E ÁCAROS DE PÓ

Colocar uma capa plástica sobre a cama onde seu animal dorme. Lavar freqüentemente a cama com água quente(acima de 700C) Não deixe seu animal dormir em cima de madeira úmida ou mofada. Evite o contato com carpete ou tapetes. Limpe freqüentemente o local onde seu animal dorme.

FUNGOS E BOLORES

Evite deixar seu animal andar sobre gramados molhados, não tenha muitas plantas dentro de casa; evite deixar seu animal em locais úmidos dentro de casa tais como: banheiros ou lavanderia; utilize desumidificadores nos locais úmidos da casa. Seque bem seu animal após o banho.

PÓLEM

Evite campos gramados; mantenha a grama bem baixa; lave seu cão após o contato com gramas, ervas ou arbustos; mantenha seu cão dentro de casa durante o anoitecer e amanhecer; nas estações de polinização( primavera).

 

 

Dr. Israel M. Bleich
Diretor Técnico do Laboratório
CEPAV - Tecnologia em Saúde Animal

 

 

 

 

 


Canil Albireo Lyrae´s - West Highland White Terrier

Fone: (15) 3249-2113 ( Canil ) Cel: (11) 99942-5128 Email: marcos@albireo.com.br
Local: Ibiúna a 40km de São Paulo
WEBMAIL


Criação Site Para Canil