A Alimentação e a Saúde do seu Westie

Saiba alguns detalhes sobre a alimentação e a saúde do seu westie

 Alimentação e Saúde do Westie

A alimentação é uma das coisas mais importantes de um cão e comer é um dos seus maiores prazeres.
Por isso que eu levo muito a sério essa parte de alimentar meus cães.
Aqui alimentamos nossos cães com ração Super Premium, segundo suas aceitações e adaptações digestivas. Existem inúmeras marcas de ração no mercado. Qual escolher ? Na minha experiência que tive, já experimentei quase todas as super premium do mercado brasileiro e você deverá ver com o criador qual a melhor ração que ele pode indicar para seu westie. Estive na Europa e lá existem inúmeras rações de altissima qualidade e de excelente valor nutricional. Infelizmente por enquanto no Brasil não temos essas rações disponíveis. Escolhemos alimentar nossos cães com uma boa ração devido a ser balanceada em seus níveis nutricionais e vitamínicos.
Por que?
Os westies são um pouco sensíveis na sua digestão e necessitam de uma fonte de proteína de alto valor biológico, e uma fonte de vitamínas e minerais bem balanceado, sem falta e nem exageros. Por isso muitas vezes que são alimentados com certas rações eles têm as fezes moles ou até mesmo as vezes vomitam a bilis(vômito amarelo), pois sobrecarrega o seu fígado. É claro nem sempre que ele vomitar amarelo será a ração, mas é um fator importante.
Seu westie deve ser alimentado no mínimo duas vezes ao dia em porções balanceadas, seguindo as orientações do fabricante e o biotipo do cão.
Pode-se e é aconselhado oferecer durante a semana: frango cru (esse deve ser congelado no minimo durante 3 dias e depois descongelado antes de oferecer) ou cozido(se for cozido é sem osso); ricota ou cotage; iogurte (fontes de cálcio e probióticos); queijo tipo polenguinho(original); carne bovina crua; ovo cozido; frutas como maçã, pêra, mamão(ajuda na digestão dos filhotes); atum ou sardinha em lata coados do óleo; etc.  Todos esses alimentos podem ser misturados na ração. Mas lembre que só de vez em quando. Se você fizer isso todos os dias, ele irá acostumar e não comerá a ração pura depois. Mas se você não se importar de todos os dias misturar carne com a ração, não terá problema nenhum para ele, apenas você terá mais trabalho. Tome cuidado ao dar carnes cruas. Escolha um local de boa higiene e procedência para compra-las.
Os westies tomam bastante água, portante deve sempre ter água freca a vontade.
Nunca dê a seu westie: 
- palitinhos branco de couro e osso (aqueles comprados nos pet shops), pois é extremamente indigesto;
- frutas ácidas, chocolate, doces em gerais, comida de humanos temperadas.
 Alguns alimentos que são tóxicos e podem fazer muito mal para os cães: chocolate, leite, queijos curados, cebola, alho, macadâmia, abacate, uvas, sementes de maçã, pão (por causa do fermento), café e bacon.


A Saúde do Westie
A saúde é o principal fator de um ser vivo, portanto tenha atenção na saúde do seu cão. Lembre-se que você adquiriu um ser vivo e não um objeto ou eletrodoméstico que quando dá defeito vc larga na assintência técnica ou devolve. Você tem a responsabilidade de cuidar dele e prover tudo o que ele precisa.
Digestão: Como citado acima, os westies são um pouco sensíveis na digestão, sendo assim ele poderá comer algo não devido e ter as fezes amolecidas ou até mesmo vomitar. Fique de olho e leve ao veterinário.
Pele: Assim como outras raças, alguns westies possuem alergias de pele. Essas podem ser causadas por vários fatores como: alimetação, produtos químicos, pulgas ou carrapatos. As alergias alimentares geralmente são causadas pela proteína bovina e do frango. Para isso existem rações hipoalergênicas a base de proteína de cordeiro ou de peixe.
A alergia do seu westie deve ser avaliada pelo veterinário para saber a real causa e fazer o tratamento certo.
Dentes: O cão começa a troca da dentição entre o 4º e 5º mês de vida e termina no 6º mês. Após isso, deverá ser feita a limpeza periódica com escovação. eu aconselho de vez em quando, dar um osso bovino natural (exceto ossos de costela), pos isso ajudará na remoção do tártato.
Olhos: DEvem ser limpos frequentemente, pois podem ajuntar as remelas no canto interno dos olhos e se você não limpar, podem causar assaduras no local.
Unhas: Devem serrem cortadas, lixadas e gastas, conforme a rotina de vida do seu westie.
Pêlos: Devem ser escovados duas vezes por semana, dando banhos secos com carbonato de cálcio semanais. Os banhos com xampú devem ser dados em intervalos de no mínimo 20 dias com xampú neutro, de côco ou hipoalergênico. Evite o excesso de uso do xampú branqueador, pois prejudica a textura do pêlo se usado em excesso. Faça sempre a tosa higiênica, corte dos pelos entre as pantufas e também limpe a genitália do cão uma vez por semana com água e sabão.
É sempre bom em caso de dúvida procurar o criador ou o veterinário que conheça a raça, pois ultimamente com a internet e o Google se acha tudo quanto é assunto, soluções bizarras e erradas, casos específicos, casos de estudo medicinal, enfim, você não deverá ficar comparando o caso do seu cão com o que você viu na internet se não tiver certeza. Tome cuidado com idéias mirabolantes. Procure um especialista no assunto e não um texto escrito por alguém que você nem conhece.
Outras dúvida vão surgir e eu estarei sempre disponível e atualiszando o meu site para melhor atende-lo. Mas se quiser conversar, fico a disposição para atende-lo. É só me ligar.
 


Canil Albireo Lyrae´s - West Highland White Terrier

Fone: (15) 3249-2113 ( Canil ) Cel: (11) 99942-5128 Email: marcos@albireo.com.br
Local: Ibiúna a 40km de São Paulo
WEBMAIL


Criação Site Para Canil