A Origem do West Highland White Terrier (Westie)

Saiba a história de como se originou a raça westie

Origem do westie
 
A origem dos West Highland White Terrier, ou Westie para os mais íntimos, é um tanto polêmica, mas a grande maioria dos pesquisadores aceita que sejam descendentes dos antigos terriers da Escócia, especialmente dos Cairn Terrier.
Historiadores modernos da raça creditam ao Coronel Edward Donald Malcolm (1837-1930) o desenvolvimento da raça. Em meados dos anos 1860, enquanto caçava, o Coronel Malcolm teria atirado em seu cão favorito, um terrier marrom, pensando que fosse a presa. A cor da pelagem de ambos era parecida e ele acabou por matar seu fiel companheiro. Isso o deixou tão abalado que ele decidiu criar apenas cães de cor branca, para não correr o risco de atingir seus cães novamente.
Os Westies foram desenvolvidos para a caça de pequenos animais, roedores e outros pequenos mamíferos. O trabalho dos Westies nas caçadas era entrar nas tocas e afugentar a presa para fora. Para isso, deveriam ter grande agilidade, força para escavar suas tocas e uma mordida poderosa considerado seu tamanho diminuto.
Na verdade os Westie percorreram um longo caminho para chegar onde chegaram.Os shows de cães começaram na Inglaterra no ano de 1859 e, naquela época, todos os terriers que vinham da Escócia eram apresentados como sendo Scotch ou Scottish Terrier. Durante os anos de 1899 e 1900 foi criado o "White Scottish Terrier" Club, ou seja, o Clube de Scottish Terrier Branco, mas nem todos os criadores de terriers de cor branca estavam de acordo sobre o nome do clube e da raça.
Foi em 1904 que finalmente eles se uniram para conseguir o reconhecimento da raça junto ao Kennel Club, foi neste ano também que o Westie participou pela primeira vez de um show do Scottish Kennel Club.Os Westies foram registrados e apresentados com o seu nome oficial, pela primeira na Inglaterra em 1907, no Crufts.
Uma curiosidade é que mesmo sendo apresentada como uma raça em separado desde o início do ano de 1900, até 1925 filhotes de Cairn Terrier nascidos com o pêlo branco eram registrados como Westies.Como a grande maioria das raças de cães, o desenvolvimento do Westie sofreu um grande revés durante a Primeira Guerra Mundial. Em 1916 os shows de raças foram suspensos e em 1917 as criações foram proibidas.
Durante a guerra a maioria dos cães foram mortos e muitos criadores como a escritora May Pacy preferiram matar seus cães a vê-los morrer lentamente de fome, já que todo alimento era severamente racionado. Ao final da Primeira Grande Guerra, poucos Westies haviam sobrevivido e estes foram usados para retomar o processo de criação e desenvolvimento da raça.Em 1920 foram reiniciados os shows e até 1939 a raça atingiu o seu pico de sucesso. Com o estouro da Segunda Guerra Mundial os shows foram novamente suspensos e embora também houvesse racionamento de alimentos, desta vez a criação de cães não foi banida.
Hoje em dia, mesmo em países em que a caça é permitida, os Westies são basicamente cães de companhia. No entanto, os clubes da raça promovem torneios nos quais é testado o seu instinto de caçador. Os cães são colocados diante de buracos preparados pelos organizadores e devem encontrar a presa ao final de um labirinto de túneis. Ganha aquele que for mais rápido na busca e conseguir sair do túnel sozinho no menor tempo.
Muito conhecido nos Estados Unidos e Europa, o Westie ficou famoso no Brasil durante a campanha publicitária do portal de internet IG. A cadelinha Westie norte-americana Micky, de seis anos de idade, estrelou o comercial e, com seu jeito cativante e meigo, imediatamente despertou a curiosidade sobre a raça e conseqüentemente a procura por filhotes.
Em 1999 foram registrados 128 exemplares da raça no Brasil, e em 2000, 334, um número muito pequeno, mas que comprova o aumento da procura. No ranking de registros de nascimentos anuais da Grã-Bretanha é a terceira raça mais registrada. Na França é a oitava. No Brasil, em 2000, foi a 42ª raça em quantidade de registros .

 

 


Canil Albireo Lyrae´s - West Highland White Terrier

Fone: (15) 3249-2113 ( Canil ) Cel: (11) 99942-5128 Email: marcos@albireo.com.br
Local: Ibiúna a 40km de São Paulo
WEBMAIL


Criação Site Para Canil