O westie e as exposições de beleza

O que precisa ter um west highland white terrier para ir a uma exposição. E se realmente compensa ir.

   Em várias exposições que participei onde pude observar vários cães e de acordo a muitas conversas e troca de experiência com muitos criadores especializados na raça e juízes também especializados na raça, resolvi escrever este tópico a respeito de como deve ser um West highland padrão para exposição . Como deve ser o temperamento, estrutura, pelagem, etc.

   Relato também aqui o que o expositor deve ter em mente antes de colocar um exemplar em uma exposição de beleza.

 

     Quero deixar bem claro que não existe westie perfeito e sim cães que chegam ao máximo próximos ao padrão. Dentro desse padrão existem tolerâncias que deveriam ser respeitadas.

   O que vou relatar são detalhes que são importantes um westie ter, numa explanação fácil sem muitos dados técnicos.

  O temperamento é um dos fatores mais importantes, mas não é o único a ser observado e nem o principal. É claro que um westie que possui as característica físicas perfeitas e não gostar e nem tiver um bom temperamento não terá sucesso nas pistas. O westie com bom temperamento deve andar alegremente na guia, com a calda ereta  e não abaixada entre as pernas posteriores ou na linha do dorso, ter movimentação livre sem ser arrastado, estar atento ao handler apresentador e ao ser chamado a atenção (com isca ou ratinho), colocar as orelhas em posição de alerta.

     A estrutura ao meu ponto de vista é o fator mais importante. Deve ser um westie forte, estrutura quadrada de tamanho aproximado do padrão que é 28 cm na cernelha (com 2 cm de tolerância). Tem se visto westies grandes demais, onde aparentemente são mais vistosos, é claro, pelo tamanho aparecem mais, mas são extremamente fora dos padrões . É muito importante uma avaliação consciente neste aspecto. Toda raça tem seu padrão de tamanho e deve ser respeitado. O inverso também tem que ser observado, pois westies muito pequenos , “bonitinhos e fofinhos”, são cães de companhia , mas fora do padrão e não devem ser colocados em exposições. Um criador consciente que procura melhorar a raça, visa não a vitória, mas o padrão. Eu acho extremamente anti-ético cirurgias corretivas de caldas, dentes, onde se expões uma fraude, uma farsa, pois na genética os filhotes terão os defeitos e nada estará se fazendo para melhorar a raça e sim piorar, confundir e tornar a exposição um aborrecimento. No fundo a frustração é maior de quem faz esse tipo de coisa, pois cada proprietário e expositor sabe o que tem nas mãos .

         Não estou desmerecendo os westies de companhia, visto existirem westie desse perfil muito lindos, mas cada qual no seu lugar, lembrando também que os westies de companhia acabam se divertindo e tendo uma vida bem melhor até mais que os westies de exposição. Por isso que eu sou a favor de fechar os títulos de campeonato do cão que eu quero fechar e depois afastá-lo das exposições para ele ter uma vida normal de cão. Não levo todos os meus cães pra exposições, isso custa muito tempo, transtornos, aborrecimentos e dinheiro. Prefiro passar amis tempo na minha chácara com eles curtindo.

         A dentição do westie tem que ter mordedura em tesoura naturalmente, sem correções com elásticos ou aparelhos ortodônticos. Podem faltar alguns pré molares, mas não todos. Quanto mais pré molares ele tiver melhor. A falta de alguns pré molares não pode ser motivo de acariação entre dois westies.

         A pelagem deve ser dupla e ter uma boa textura. O trimming é muito importante, pois se for mal feito poderá aparentar alguns defeitos que o westie não tenha, mas um bom avaliador colocará a mão no exemplar e tirara a duvida. Procure apresentar o seu westie o mais bem preparado possível, pois isso indica zelo e bons cuidados.

         Um fator que no começo me deixava intrigado era como o westie pisa com as patas da frente. Em 95% dos exemplares, as patas anteriores são levemente voltadas para fora (mão francesa), isso é uma característica da raça e é bem comum na maioria dos exemplares, mas existem exemplares que te aprumo das patas e  isso é uma virtude.

         A cor do westie é branco, não um branco alvo, como no maltês, mas um branco gelo e opaco. Geralmente as patas, barba e próximo as orelhas os pêlos podem ficar meio amarelados, devido ao contato com o chão, saliva e suor dos ouvidos. Um westie totalmente alvo com certeza foi descolorido. É comum as vezes descolorir um pouco as patas se estas estiverem muito amareladas, mas não o cão inteiro.

         A pele do westie é acinzentada, nariz preto, lábios pretos, pantufas pretas e olhos escuros. Isso indica uma boa pigmentação.

         Um bom criador pensa mais na qualidade de vida do seu cão, do que nas vitórias que ele trará. Sou totalmente contra manter cães em campanha vivendo em gaiolas e caixas de transporte só pra não sujar e estragar o pêlo. O cão é um ser vivo e o bem estar dele está a frente de qualquer capricho, egoísmo ou ambição dos humanos. Lembre-se que o cão pode até se divertir na exposição, andando, vendo outros cães, comendo as iscas, mas na compreensão dele não passará disso. Se ele ganhar um troféu de Best in Show, pra ele nada valerá e ele não está nem aí pra isso. As exposições são na realidade para satisfazer e divertir os humanos. As vezes muitos se esquecem que estão com o MAIOR AMIGO DO HOMEM e o usam para atingir e ferir os sentimentos de outro concorrente. Isso é péssimo pra qualquer competição  e torna a exposição um fardo e não um hobby; e com certeza tudo irá retornar pra essa pessoa .

         As exposições devem ser um evento onde muitos se encontram para se sentir felizes com seus cães, trocarem experiências e ter uma característica que deve aprender com seu próprio cão: ser sincero e fiel.

         Para participar de exposições você deve ser paciente, compreensivo e saber que nem sempre você sairá vitorioso, pois como em qualquer competição, nem sempre ganha o melhor. Você deve estar preparado para qualquer resultado, independente do cão. A falta de conhecimento sobre a raça de quem julga é muito grande e a corrupção também.

  Ultimamente me limito a expor meus cães em poucas exposições, dependendo de quem julga, caso contrário é jogar dinheiro fora.

   Se você está sendo original e o seu cão é original, isso já é o suficiente pra você saber que está cooperando para a melhoria da raça e já é um grande vencedor.

                                                                                                           

 

 

 

 


Canil Albireo Lyrae´s - West Highland White Terrier

Fone: (15) 3249-2113 ( Canil ) Cel: (11) 99942-5128 Email: marcos@albireo.com.br
Local: Ibiúna a 40km de São Paulo
WEBMAIL


Criação Site Para Canil