Dicas de como encontrar um bom criador e um bom filhote

Se você está procurando um filhote de west highland, vão algumas dicas que tive como experiência quando fui comprar meu primeiro westie.

 Quando adquirimos um filhote, esperamos que quando cresça, ele alcance as nossas expectativas: aparência bonita, pelagem densa, estrutura nos padrões, etc. Enfim que ele seja igual aos das fotos que costumamos apreciar nas revistas. Queremos o melhor!

Já estive do outro lado, como comprador, e as vezes me deparava com muitas dúvidas, principalmente com a grande variação de preço - Na raça West Highland existe muita variação de preço, onde você deve avaliar muito bem, pois o muito barato pode sair muito caro depois. O maior preço também não quer dizer que você estará adquirindo o melhor filhote. Leve muito em conta o padrão, a estrutura, a pelagem padrão dos cães e o ambiente do canil. Só aí você deverá decidir de onde comprar seu filhote.       Primeiramente você deve ver o investimento do criador em linhas de sangue. Quais os cães de origem européia que ele possui. Quais linhagens ele foi buscar no exterior?  A maioria dos anúncios plagiador dizem que são de linhagem européia, mas então pergunte quais os westies europeus e quais linhas de sangue esse criador tem . Peça pra ver os pedigree europeus.
 
Você deve ir visitar o canil e conhecer os cães e o modo de criação. Cães com títulos não quer dizer muita coisa. Você deve também decidir se quer um cão para companhia ou para exposição.
 Não adianta você comprar um cão para companhia e depois querer colocá-lo em exposição. O cão para exposição é um escolhido entre os melhores e ainda é feito um análise durante meses antes de entregar para o futuro dono. Ele é entregue somente após a troca da dentição.  É treinado o temperamento para que ele se comporte e seja um exemplar para exposição, é feito stripping e o trimming segundo os padrões e o valor também é bem mais elevado. Não pense também que o exemplar para exposição é um cão perfeito, pois isso não existe. Ele é um exemplar cujas características são mais próximas do padrão. NÃO EXISTE NO MUNDO O WESTIE PERFEITO.
   Exposição: Talvez você pergunte: Vale a pena?
 As exposições são para os gostos e orgulho humano. É claro, lá são avaliados os cães por juízes, etc. Para os cães, eles não estão se importando nenhum pouco se ganharam ou perderam. O mundo deles não assimila esses tipos de coisas. Para eles aquilo tudo não passa de uma rotina sem sentido para satisfazer os orgulhos do dono. Avalie as vantagens e desvantagens reais.
 Para criadores talvez seja importante; mas isso não quer dizer que criadores que nunca levaram seus cães para exposições não possuem ótimos cães. Talvez exista o melhor westie do Brasil e o mesmo mora em uma simples cidade do interior com uma humilde pessoa. Nem sempre ganha o melhor, pois principalmente juizes latino americanos e brasileiros não têm muito experiência com a raça west highland;
O importante é: Vá visitar o canil, sendo que essas visitas são bem restritas, e ver os cães pessoalmente independente de qualquer papel, os cães têm que ser bons ! Você irá comprar um cão e não um título em papel .
O cão de companhia (pet) será escolhido por você dentre os da ninhada. Não quer dizer que o cão de companhia não se enquadra dentro dos padrões, mas ele será como se diz: de companhia. Será mimado, viverá dentro de casa, será seu companheiro durante toda a sua vida.
Lembre-se, os criadores não são fabricantes de cães, mas sim é Deus quem os faz. O bom criador procura ter os padreadores e as matrizes mais próximas ao padrão para que a maioria dos filhotes sejam também com as características mais próximas a este.
Hoje pessoas tem tratado os animais como produtos e não como vidas, se preocupando em demasia com a estética e se esquecendo que são seres vivos .
Existem também aqueles que compram o cão e ficam procurando algum defeito nele: “Ah, ele(a) tem a orelha um pouco maior...” ; Ah o rabo dele(a) é um pouco torto...”; “Ah o ele(a) late demais...” . Talvez tais pessoas nunca se olharam no espelho...
 Se você pensa mais na aparência do que no amor que ele te dará, não compre um cão; compre um bicho de pelúcia ou mande fabricar um westie de gesso com as medidas exatas e fique admirando e achando que você tem o westie perfeito. NÃO EXISTE CÃO PERFEITO. Ultimamente, devido a larga escala de criadores que visam o valor comercial, quem procura um filhote pode ficar frustrado se não tomar cautela na escolha.
Um criador conceituado dificilmente tira grandes lucros de sua criação, pois há muitos investimentos em compra de matrizes e padreadores (são cães já formados para procriação), ração super Premium que não é barata, instalações do canil, energia elétrica, desinfetantes específicos, medicações, custos com veterinário, funcionários, exposições ( custos com inscrições, locomoção, aluguel de espaço, handlers, homologações de títulos, mensalidades de kennel clube e do canil, etc), material de limpeza, manutenção das instalações, etc.Por isso o filhote será de maior valor.
Aqui vão algumas dicas que com experiência própria adquiri na procura de meus cães e lembrando que dificilmente vc poderá entrar nas dependências do canil. Aqui não permitimos
 
 - Filhote e local onde se encontram : O filhote deve estar alegre e se movimentando normalmente. O local pode ser simples, não precisa ter luxo, mas deve estar limpo e desinfetado devido ao risco de contaminação. Deve ter espaço o suficiente para os cães se movimentarem e brincarem.O local deve ter harmonia. Geralmente o criador não permite colocar as mãos nos cães e nem entrar nos canis, pois ele está prevenindo a entrada de doenças e contaminação; isso é muito importante e você deve respeitar.
   Repare se os cães ficam todos num só local tumultuados, pois não é aconselhável ficarem 2 machos juntos para evitar brigas e nem muitas femeas juntas também. Existem alguns que mantem todos os cães todos juntos dentro de casa sem higiene.
.Perceba como o criador pega os cães, se refere a eles e se os cães estão felizes ou tristes.
-  Pais no local: Os pais dos filhotes provavelmente devem estar no local ou pelo menos a mãe (o pai pode ser padreador de outro canil, o que neste caso você deve pedir o endereço para verificação). Os pais devem alcançar suas expectativas, principalmente o pai (macho), no qual o filhote irá ter as maiores características.Os títulos dos pais é importante, mas não é tudo; as características positivas dos cães são mais importantes e devem ser levadas mais em conta do que qualquer outra coisa.
-  O fato do cão ser importado não significa que é melhor. No mundo inteiro nascem cães dentro e fora dos padrões. O cão não é um produto fabricado,e, que pelo fato de ser importado quer dizer que é superior ? Não ! O cão é um ser vivo e tanto na Europa, EUA, Brasil , Paraguai e outros países, existem cães ótimos e cães não tão bons!
-  Pedigree: Você deve pedir para ver o pedigree dos pais e verificar a idoneidade dele.
-   Padrão da raça: Antes de ir ver um filhote, procure estudar qual é o padrão da raça e comparar com os pais e até mesmo com o filhote.Tenha sempre em mente: "Todo filhote é fofinho e bonitinho, mas ele cresce e as evidências aparecem.Tome muito cuidado. Verifique se a criação é do próprio canil.
-  Hoje está na moda criadores criando exemplares muito pequenos, devido as pessoas preferirem os menores. Isso é um grande erro, pois exemplares muito pequenos, são fora de padrão, muitos têm desvio de comportamento, problemas de estrutura óssea, fragilidades, etc. Isso contribui para uma má qualidade de exemplares da raça. Cães fora dos padrões não devem ser acasalados.  Cada raça têm seu padrão de tamanho. Siga os padrões!
    Coisas que você precisa estar consciente: Imprevistos acontecem, portanto lembre-se que você deve poder arcar com gastos extras para cuidar da saúde dele. Esse é um ponto que eu canso de citar, que o cão não é um produto fabricado pelo criador e sim um ser vivo que poderá ter doenças assim como nós humanos e caso queira um cão deverá estar ciente dos riscos. Existem muitos criadores sérios que controlam os acasalamentos e mesmo assim após muitas gerações podem surgir algum exemplar com alguma doença de fundo hereditário, pois todas as raças existem predisposição a algumas doenças. Gosto sempre de falar que genética não é receita de bolo, nem eletrodoméstico e muito menos matemática onde  1+1=2. A genética ainda não é dominada pelo homem; muitas coisas se sabem, mas não têm controle. Já ouvi falar de criadores muito conceituados de algumas raças de porte grande que possuem excelentes cães com testes negativos de displasia coxo-femural (doença propensa à raça e de pré disposição hereditária) e após muitas gerações apareceu um exemplar que desenvolveu a doença. 
   O mesmo caso aconteceu com outro criador de outra raça que desenvolveu a Sarna Demodécica (Demodex canis) que é uma alergia que o cão desenvolve a um ácaro que é comum na fauna da pele de todos os cães e até mesmo na nossa. Essa doença é uma deficiência do sistema imunológico do exemplar e há forte suspeita  de predisposição hereditária, mas ainda não está totalmente esclarecida por que ela ocorre e ainda se existem muitas discussões sobre o assunto. Muitos já afirmam com certeza que tais doenças são exclusivamente de fundo hereditário, mas hoje já existem pesquisas que provam que em alguns casos são e que em outros casos não são. Como saber? Não há; como eu disse é genética e isso é muito, muito complexo. O que um criador sério tem que fazer é não acasalar tal exemplar com a doença, pois elas podem aparecer surgir uma hora ou outra, assim como cães fora dos padrões que não devem ser acasalados. O que o proprietário que adquiriu tal exemplar deve fazer caso obtenha um exemplar com alguma doença dessas é o tratamento  e também não acasalar. Muitos colocam já a culpa no criador. Existem criadores e “creadores”. Caso for um criador sério com certeza ele não agiu de má fé e não acasalou cães com doenças e eu acho que ele só tem a responsabilidade de dar um outro filhote caso tal doença não tenha tratamento, controle e leve o cão a morte prematura. Agora doenças genéticas congênitas são mais complexas ainda, não existe controle e o criador não tem nenhuma culpa. Afirmar uma coisa só porque leu um texto na internet ou ouviu um veterinário falar, não é uma atitude responsável.
    Há muitos veterinários que logo generalizam todos os canis como fábrica de filhotes, tendo uma atitude irresponsável, pois eles atendem muito poucos cães de criadores sérios e por outro lado atendem centenas de cães de criadores irresponsáveis e são esses últimos que pagam o salário de tais veterinários, pois caso contrário, teriam que procurar outra profissão. Não estou defendendo nem um lado e nem outro, mas tudo tem que ser medido e falado com responsabilidade e cada caso é um caso .Tem que pesquisar e a pesquisa tem que ser profunda e não somente aqui no país. Criadores de cães não clonam filhotes. Até mesmo a ovelha Dolly que foi clonada com profundos estudos de genética e com os mais conceituados geneticistas da Inglaterra apresentou em seu quadro genético a idade genética mais velha do que o natural e veio a falecer. E existem centenas de casos semelhantes Tem que pesquisar e a pesquisa tem que ser profunda e não somente aqui no país.
    Outra coisa também é quando um cão vai fazer alguma cirurgia e acaba falecendo na anestesia ou acontece uma parada cardíaca. Muitos proprietários já põe a culpa no veterinário. Isso é um erro. Todo ser vivo está sujeito a acontecer isso e muitos se esquecem disso e começam a procurar culpados. É claro ninguém quer que seu cão morra ou fique doente, mas isso pode acontecer com qualquer um.
    Eu particularmente acho um absurdo tratar o cão como um produto. É claro se você adquiriu um cão e ele faleceu de doenças viróticas que veio do canil, o criador é responsável e terá que dar outro filhote. O melhor a fazer é conversar e entrar num acordo . O criador deve ter consciência e o proprietário não deve querer tirar proveito da situação e nem difamar um criador sério, pois acidentes genéticos são fora do controle. Eu já recebi muitas ligações de proprietários que compraram cães em outros canis reclamando de criadores muito sérios e tratando como se o cão fosse um produto fabricado pelo criador. Talvez alguns se esquecem que eles mesmos podem contrair algumas doenças, ou até mesmo seus entes queridos como pai, mãe e filhos; e de quem é a culpa? Talvez a raça que precisaria ser castrada e não reproduzir mais é a raça humana pelas barbáries que fazem...
    A alimentação também é muito importante: muitos cães são alérgicos a uma ou outra marca de ração e, com certeza, a melhor alimentação é também a mais cara. Você pode facilmente observar a diferença de qualidade entre diferentes rações pela aparência das fezes.
  Fotos: Cuidado, as fotos mostram o cão, mas podem estar mostrando uma enorme produção: Com a tecnologia podem-se fazer montagens, branquear, escurecer, tirar defeitos e colocar virtudes. Vá ver o cão no local. Já tive muitas decepções procurando filhotes, pensando que iria encontrar uma coisa que estava anunciada no site e o resultado foi lastimável. Produções como descoloração, tingimento, cirurgias corretivas (calda, dentes, etc) são feitos para transformar o cão, mas não se esqueça que na genética os filhotes herdam quase tudo dos pais.
No meu caso sou rigorosa na venda de meus filhotes, gosto de saber como serão tratados e dirigir eles à pessoas que estão preparadas para ter um cão, mas tudo com sensatez e sem regras abusivas e absurdas para o novo proprietário. 
Somente adquira um cão quando você estiver totalmente seguro. Saiba que quem entende é o criador experiente e que cria com qualidade e convive com seus cães a muitos anos. Leia o tópico:         Eu quero um cão. Estou preparado?

 


Canil Albireo Lyrae´s - West Highland White Terrier

Fone: (15) 3249-2113 ( Canil ) Cel: (11) 99942-5128 Email: marcos@albireo.com.br
Local: Ibiúna a 40km de São Paulo
WEBMAIL


Criação Site Para Canil